<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, dezembro 16, 2005

E não é que eles vieram?



"39.999 against 1"
(o post sobre o show do Pearl Jam)

Não há mais o que se adicionar ao que já foi dito sobre o evento "Pearl Jam no Brasil", ainda mais escrito por alguém que não é fã, mas que também está longe de ser imparcial. Mas sou teimosa. Gosto de escrever. E este post é dedicado a uma certa pessoa, e not for... you?? hehe.

Como já disse váááárias vezes e deixo registrado aqui, eu tinha o que chamava de "as 3 verdades absolutas da minha vida", a seguir:
1- Pink Floyd nunca virá ao Brasil
2- Radiohead nunca virá ao Brasil
3- Pearl Jam nunca VIRIA ao Brasil

Os motivos pelos quais estes nunca visitariam nossa Pátria Amada não são relevantes, são mais teorias da conspiração de minha criativa cabeça. Mesmo assim, perto destes, um retorno dos Pixies, um show low profile do Weezer e duas vindas do Sonic Youth pareciam moleza de acontecer aqui. Claro, se qualquer uma das "bandas-verdade-absoluta" resolvessem dar as caras por aqui, seria o tipo de evento que não dá para perder - mesmo eu sendo praticamente uma analfabeta de Pink Floyd; preferindo a fase The Bends-Ok Computer do Radiohead; e, sobre o Pearl Jam... hum...

Conheço o Pearl Jam por osmose. É a banda favorita do Patrão. Era uma das bandas favoritas de meu falecido irmão. É a banda favorita de amigos. Até minha mãe é fã do PJ! Assim, fica impossível não saber alguma coisa a respeito deles. Mas, admito, só passei no "Intensivão" da banda de Dudu Vedder e comparsas devido à presença deles por aqui.

Nunca fui chegada às bandas de Seattle, como alguns sabem. Mas, depois que ouvi "Tremor Christ" e o disco de onde esta veio, o "Vitology" (1994), é que comecei a nutrir uma certa simpatia pela banda. E só cheguei a esta música com o "auxílio externo" de irmão, namorado, amigos. De outra forma, não consigo imaginar como eu poderia estabelecer um vínculo com eles. Revistas? Eles não dão entrevistas. MTV? Eu mal a vejo. E eles não lançam clipes numa frequência, digamos, convencional. Rádio? Eu não ouço - e também, só tocam "Jeremy" e "Alive"... e, cá entre nós, "Tremor Christ" não é melhor?...

Por outro lado, provavelmente estas atitudes "aparentemente excêntricas" do Pearl Jam é que aumentaram a minha admiração por eles. Não é qualquer banda que se pode dar ao luxo de ter tal controle sobre sua obra sem se vender de forma apelativa e descarada e manter uma legião crescente de fãs apaixonados. Era divertido saber que a "cara" do PJ, Vedder, dava entrevistas
vestindo máscara de monstro para não banalizar sua imagem, por exemplo. Teve um tempo em que pessoas matavam ou morriam por um CD pirata de shows deles - mesmo porque nessa época, conseguir ver um de seus shows era a Glória. Quem já viu o episódio "Springfield Files", dos Simpsons satirizando "Arquivo X" sabe =)

Não conheço nenhuma outra banda que tenha lançado turnês inteiras em CD para combater a pirataria e ainda ganhar com isso (aliás, ge-ni-al). Tem gente que pode dizer que é hipocrisia da banda, pois ao mesmo tempo em que "fogem so sucesso", se utilizam de outros artifícios para se manter no topo. Só acho que as essas pessoas levam o Pearl Jam mais a sério do que eles mesmos. Então, o problema é delas.

Tá, tá... mas e o show? Sim, o show teve ares de culto, naquele dia ensolarado na Apoteose. Teve Eddie Vedder falando português, envolto numa canga com a imagem de nossa bandeira, bebendo muito vinho e tocando ukelele (obrigada, B. Araujo). O guitar Mike McCready apareceu de casaco Fred Perry, óculos e Fender Telecaster, me lembrando Graham Coxon (as pessoas usam as referências que têm, não? E Graham não é uma má referência, haha). Stone Gossard, meu integrante favorito (sim, tenho um "pearl jam favorito"), cantou uma música e eu fiquei feliz (e eu conhecia a música! mas não me pergunte o nome). Mudhoney (que fez um bom show de abertura, apesar de eu ser leiga sobre a banda de Mark Arm, as well) subiu no palco para tocar "Kick out the Jams" do MC5 com eles. E fecharam o show, depois de bisar duas vezes, com a soberba "Baba O'Riley", do The Who (*lágrimas*). Sem maiores macaquices juvenis (tiveram os pulinhos que tanto gostamos, claro), sem poses descoladas, sem pirotecnias, e ainda assim um show excelente, emocionado e emocionante. Mostraram um setlist assustadoramente repleto de hits (se não me engano, só não identifiquei UMA música, num show com cerca de duas horas e meia de duração), e, como bem disse a Bibs, eles foram cruéis com os fãs, tocando tantos hinos seguidos que teve muita gente que não sabia se cantava, se chorava, ou os dois . Mais uma vez, não é qualquer um que pode fazer vários shows com setlists diferentes e mesmo assim
repletos de hits (sabem que aqui não me refiro a hits no sentido depreciativo, né?). Mas também, não é pra qualquer um lançar mais de 90 discos no mercado, não?... ;)

Certas coisas poucas bandas novatas têm, e outras não a adquirem nem com experiência: carisma. O Pearl Jam tinha a platéia na mão, com gosto. Só quem viu muitos milhares de braços para cima em "Black" sabe do que estou falando. Era assustador. Eles passaram no teste: correndo na linha tênue que separa o mainstream da esquisitice, criaram uma carreira baseada em canções impressionantes e ao mesmo tempo pop ("sabem que aqui não me refiro..., né?") . E se revelaram ao vivo uma banda sem grandes firulas e por isso mesmo fascinante.

Quem não foi, perdeu. Mais um show histórico para o currículo. Saí do show achando-os a banda mais legal do mundo.

Palavra de não-fã.

sexta-feira, dezembro 09, 2005

ATUALIZANDO A VIDEOTECA, parte II - A Missão.
(mais um post velho e só agora publicado)

(tentei botar aqui a foto do Monstrinho Grunge, mas não consegui por não ser .jpg, então vai o Alex fazendo careta mesmo)

O post sobre o show do Puuurrrrrr Jeemmm está sendo altamente elaborado no momento. Mas, por enquanto, vou seguindo a fila e publicando o que já estava rascunhado há semanas atrás. Oraite? Para maiores reclamações favor se digirir aos comentários...

AH, EIS O POST:

MTVs à parte, consegui baixar o "promo" de "Perfect Situation", do Weezer. Esta fase de videos caretas superproduzidos deles não me agrada muito. Para piorar, é estrelado pela Elisha Cluthbert (nem sei se escrevi certo e estou com preguiça de confirmar), por quem não nutro simpatia alguma. Sim, é pura implicância minha por ela ser aquela mala da filha do Jack Bauer de "24 Horas". Mas, no momento, não estou com paciência para ver "Um Show de Vizinha" ou "A Casa de Cera" e tentar mudar de idéia acerca da moça. =P

Ao menos eles reconhecem que não têm mais o que "provar" para fãs e críticos e fazem o que bem entendem de seus videos, mesmo que tenham um quê de filme adolescente. MAS ESPERE! Tem momentos bonitinhos e/ou curiosos:

* 0:08 - Rivelino passando por segurança de rockstar é o melhor! Pelo tamanho dele, seria a mesma coisa que colocar euzinha aqui como segurança de qualquer pessoa. Mas é só mentirinha, né? Fofura.
*0:26 - CADÊ AQUELE SOLO MARAVILHOSO DA INTRODUÇÃO?!?!?! Odeio essas "Radio Editions"...
*0:35 - Rivers tá bem de franja e sem óculos, né? Mas continua com a carinha de coitado. Se fosse diferente, não teria graça alguma...
*0:40 - Brian diz "I Love You" de novo! Qualquer referência ao clipe de "Buddy Holly" é o tipo de piada que me agrada! =D
*0:51 - Elisha mexe o popozão. A nação nerd feminina sobe nas tamancas vendo essa cena.
*1:09 - O que houve com os "Oh oh ohs" do refrão que sumiram? Já disse que odeio essas "Radio Editions"?...
*1:20 - Elisha dando pulinhos segurando uma garrafa é MUITO engraçado!
*1:25 - Rivers ataca de segurança de novo. Elisha deve ser mais alta que ele. Mas o amamos mesmo assim.
*1:45 - Mil e uma utilidades. Coloca na cama, traz a água e a cura da ressaca.
*2:08 - Scott dá fora em Elisha. Dá até vontade de adotá-lo como irmão mais velho para me defender dos bullys. "Scott, pega!!"
*2:15 - Pat tira o capacete fazendo uma cara de "by-ye!" bem divertida também.
*2:33 - Rivers CORRE!!! "Rivers, pega!!"
*3:11 - O povo conclui que Rivelino canta melhor que Elisha. Oh!
*3:32 - Agora justificam o nome da música, que não tinha na versão do CD os backings cantando "Perfect Situation"...
*3:34 - Olhos fechados e o detalhe para a correia ultra cool de sempre do Rivers: a famosa do raio! m
*3:41 - O KARL!!!!! Quem não gosta do Karl não gosta do Weezer! haha
*3:48 - Karl coloca um "r" em pilot nas camisas do WEEZE que está vendendo. Esse clipe é sobre o "Weeze", não sabia? Ah, mas não vou explicar isso agora não! =))


Próximo post: será mais algum atrasado???? Mistério... =P

quinta-feira, dezembro 01, 2005




ATUALIZANDO A VIDEOTECA - parte 1.
(escrito há umas semanas atrás, mas só agora publicado)

Lá nos meus 10 anos, quando a MTV Brasil ainda era na TV Corcovado, o que eu mais gostava de fazer era ficar acordada até esta sair do ar. Se não me engano, ela "encerrava suas transmissões" lá pelas 3 da matina.

Além de eu já ser insone por natureza, aquele horário era 'O' dos clipes bons (e programas idem, tais como o "Lado B" e o "120 minutos"), o que adiava ainda mais o meu sono, já que sempre ficava acordada, esperando qual seria a próxima belezura a ir ao ar.

15 anos depois. Outro dia cheguei em casa às 4 da matina e só consegui finalmente dormir às 6 horas. Alguns dias depois, acordei às 7 para beber água e não voltei mais a dormir, como seria de praxe. Blame on the MTVs.
A MTV Brasil já é conhecida por passar sets exemplares de clipes de madrugada e de manhã cedinho, mas péra lá! O problema é outro. Acontece que fico zapeando entre 3 canais: MTV Brasil, MTV Latino e Much Music, o que estatisticamente aumenta minhas chances de ver clipes bons.

Assim, quando o primeiro canal passa, sei lá, alguma banda nacional de segunda, o segundo canal passa "Do You want to"; e quando este acaba e começa um clipe recente da Shakira, corro para o terceiro canal, que está passando "Go with the Flow". E depois eu volto para a MTV brazuca para ver "The Killing Moon"! E, quando vou ver, já estou zapeando pelos três canais há mais de hora...

Nessa brincadeira, além de rever umas maravilhas perdidas, acabei tendo alguma atualização videoclíptica. Porque, se dependesse de minha força de vontade e de minha internet, como todos já sabem, eu acabo só vendo os últimos lançamentos do Weezer e do Franz Ferdinand (with a little help from my friends, que me mandam os arquivos, as well). Enfim, vou partir logo para os comentários (in)úteis:

* The Hives - "Two-timing touch and broken bones" (acho que é essa música, agora deu branco, haha): Aquela "multiplicação espelhada" dos membros da banda me lembra muito o fabuloso clipe de "This Fire", do Franz Ferdinand. Mas eu amo a fase-Devo dos Hives.
Ou seja, sem reclamações.

* Madonna - "Hung Up": Ok, Maddie, você venceu!! Essa música nova é MUITO boa. Madonna inspirada e sampler do ABBA nunca são demais e é festa na certa! Toda uma penca de bandas com levada disco-oitentista-electro devem estar cortando os pulsos. Ou, no mínimo, estão bem preocupados.

* Foo Fighters - "D.O.A.": Esse clipe já tem valor sentimental por ser estrelado por um cachorro que é A CARA de uma daschund vira-latas daqui de casa. Mas o FF merece um post próprio que já está à caminho (ao menos na minha cabeça, hihi).

Continua em alguns dias... estou sendo comida viva for pernilongos no momento.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?