<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, abril 15, 2002

HIERONYMUS BOSCH
Não dá pra explicar o quão fascinante/esquisita/curiosa/bonita é a arte de Bosch. Pra isso, colocarei trechos do texto que achei nesse site. Tá tendo expo dele lá fora. Pena que não é por aqui para eu poder ver suas pinturas ao vivo.


Esse é o quadro "Jardim das Delícias", que, infelizmente, o tamanho da reprodução não faz jus à sua, digamos, beleza.

Eis o trecho que selecionei, que fala um pouco dele:
"Em meados do século passado, Wilhelm Fraenger defendeu a tese de que o pintor seria membro da Irmandade do Livre-Espírito, uma seita que entendia as práticas sexuais como meio de purificação e conquista de uma inocência perdida, à semelhança de Adão antes do pecado original (por essa razão, são também chamados “adamitas”). Toda a simbologia sexual presente no legado de Bosch – que tem o seu corolário n’”O Jardim das Delícias” – foi diretamente relacionada com esse movimento.

Interpretações ainda mais ousadas falam do uso de drogas alucinógenas como ingredientes para a elaboração das imagens de sonho e pesadelo que habitam o seu universo – esse mesmo onde beberam os surrealistas e os teóricos da psicanálise foram buscar elementos de interrogação."

Agora que me lembrei que já tinha mencionado o meu gosto por atmosferas de sonho/pesadelo nesse blog. Vide Smashing Pumpkins, Lewis Carroll e outras bizarrices. Muito interessante. Admiro muito pessoas que conseguem fazer arte a partir deste tema tão difícil. Quem sabe um dia ainda conseguirei arranjar todos os adjetivos que consigam explicar tudo isso.
Por enquanto, paro por aqui.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?