<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 06, 2002

“PERIGO, PERIGO, WILL ROBINSON!!!”

Dia 3 de novembro foi aniversário da minha falecida avó materna. Esse último domingo também ficará marcado agora para mim como o dia em que o Dr. Smith morreu.
Prestes a completar 88 anos, Jonathan Harris, que nascera em 6 de novembro de 1914, faleceu de um coágulo no coração.
O intérprete de um dos vilões mais legais da TV, o Dr. Smith da série “Perdidos no Espaço” , continuava na ativa apesar da idade, dublando personagens de desenhos como “Toy Story 2” e “Vida de Inseto”. Mas a série da família espacial e seu hilário vilão é que fizeram a diferença. Tanto que eu, depois de burra velha, gravei todos os episódios (pelo menos é o que eu acho, nunca contei pra ver se tenho de fato os 83 episódios – sendo que a série termina em aberto, e eles não voltam pra Terra), e ainda considero tanto os terrorismos e insultos de Zachary Smith e o visual kitsch-retrô da série como referências fundamentais na cultura pop (que eu tanto amo!...).
A série, cujo primeiro episódio indicava que a série se passava em 1997, durou de 1965 a 1968 nos EUA. Aqui no Brasil eu não sei, mas só fui pegar as reprises que passavam nos primórdios do Canal Fox (ai, q saudade...) em 1996. No início, era até uma “série meio séria” mostrando um futuro beneficiado pela corrida espacial. Nessa época, o Dr. Smith de Harris era apenas coadjuvante, um agente (russo?) que iria sabotar a nave da família Robinson e matar a todos. Mas acaba ficando preso na nave na hora da decolagem, e aí, para se preservar, acaba tendo que salvar a nave. Claro que não demora muito para os Robinsons perceberem que o figura não é nem um pouco bonzinho.
Na segunda temporada, a primeira a cores, já começa a ter aspectos mais engraçados incluídos, é dada mais ênfase ao trio Smith-Robô-Will Robinson, sendo este o caçula da família. Smith não se cansava de tentar levar Will “pro mau caminho”, qurendo apenas se aproveitar dos conhecimentos de Will dentro da ciência para poder voltar à Terra e deixar toda a família pra trás.
Devido ao sucesso da série do Batman (sim, a clássica do Adam West) que passava no canal concorrente no mesmo horário, a série teve que tomar um novo rumo. Virou comédia escrachada, e os episódios envolviam praticamente apenas o trio mencionado. O resto dos Robinsons eram meros coadjuvantes agora, que pouco apareciam no seriado. Mesmo tendo deixado o lado aventura-espacial de lado, tinha histórias tão inacreditavelmente trash que valia a pena ver: como um episódio sobre um “concurso de beleza espacial” (imaginem, várias “misses”alienígenas desfilando de collant!!); ou um sobre um alienígena que eles encontram, que nada mais era que uma cenoura gigante!
Enfim, apesar das limitações tecnológicas da época acerca dos (d)efeitos especiais, é uma série clássica.
Bem, fica aqui minha homenagem ao querido Dr. Smith, que inclusive é o nome de um de meus contrabaixos. O outro baixo é o Don West, nome do piloto da nave da família Robinson, que eu achava uma graça (tanto o ator como o meu baixo, que é muito fofo também)...

"Nada tema, com Smith não há problema..."


A foto que roubei do blog da Bibs!



This page is powered by Blogger. Isn't yours?