<$BlogRSDUrl$>

sábado, janeiro 25, 2003

FAZENDO AS PAZES

Vi dois filmaços recentemente (e só agora consegui tempo para comentar). Um foi "Ghost World", e o outro foi "Spider". O primeiro, baseado numa HQ (de Daniel Clowes, q tb escreveu o roteiro), é um filme muito legal sobre como ser uma pessoa excluída. O problema é: vc é excluída pq quer? pq se acha superior a tudo e a todos? pq se acha pior que os outros? ou pq não acha que valha a pena pensar no assunto? vc é uma excluída pq vc é gorda? ou pq é feia? ou pq tem um gosto musical esquisito? ou pq acha tudo patético e sem futuro? e o que vc vai fazer a respeito disto? e com quem vc vai viver neste mundo sendo uma excluída?
Enfim... nunca li a HQ, na verdade, e posso estar falando um monte de asneiras. Mas achei o filme muito bom. Thora Birch e Steve Buscemi estão demais.



Thora (Enid) e Steve (Seymour) com cara de "de-saco-cheio-do-mundo"

O segundo, foi pra fazer as pazes com o David Cronenberg. Quem leu meu último post sobre o diretor (sobre o eXistenZ), deve achar que eu o odeio com cada fibra do meu ser. Não é verdade. Aliás, nem sou uma especialista em Cronenberg (sei que "Scanners" e "A Mosca" são clássicos que marcaram minhas primeiras relações com um então chamado videocassete, lá nos ´80´s).
Antes de entrar no cinema, tentei esquecer todas as críticas que tinha lido em jornais dizendo que tratava-se de um filme difícil de entender. Minha última aventura com filmes do tipo ("Cidade dos Sonhos", claro) foi, no mínino, cômica.
Qual foi a minha surpresa ao ver que o filme não era tão "difícil" assim. Quer dizer, fiz o meu julgamento acerca do que era mostrado na tela, e ao discutir com o Lê, chegamos a uma conclusão razoável. Razoável não, muito boa mesmo, tá? A estrutura quebra-cabeça do filme é que pode confundir quem não prestar atenção, mas o resto é moleza. Só não conto aqui pra não estragar... mas é um filme muito bom, e a direção não é escatológica como os filmes anteriores do seu David. E tem que ficar de olho pq os últimos filmes dele nem saíram em video aqui, só na TV a cabo. Tem que aproveitar enquanto está passando nos cines mesmo.



Ralph Fiennes e John Neville (este, para quem sabe, é o "Homem de Unhas Bem Feitas", do X-Files) variando muito em "Spider".

Já o "Cidade dos Sonhos", do Lynch, continuo sem entender muito bem até hoje. Quem sabe quando eu resolver revê-lo...

P.S. Mas o melhor "filme-David-Cronenberg" que não foi dirigido por ele é, sem dúvida, o filme "Cubo". Noooooossa....




This page is powered by Blogger. Isn't yours?