<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, julho 30, 2003

Papais Mundo Mix

Engraçado como as coisas mudam e "desmudam" com o passar de tempo. Como é tão moderno hoje em dia ser "vintage", seja retrô anos-60 ou alternativo anos-80. Como as tendências estão sempre indo e vindo, seja na moda, na atitude, no gosto musical.
Lembro-me de que quando eu era pequena, achava que as músicas que meus pais ouviam eram cafonas, chatas, eram "músicas de elevador" ou "músicas de churrascaria". Hoje em dia me pego ouvindo jazz e até Ray Conniff! Acho liiiindas roupas sixties e sempre fui rata de brechó. Mesmo sendo uma garota anos 80, acho a moda desta época meio cafoninha, com algumas exceções (pq teve muita coisa dos 80s tirada dos 50s), e acabo preferindo o estilo de uma época que eu não vivi!! Por que isso acontece cada vez mais com as pessoas?? Especialmente com os "alternativos", que supostamente deveriam ser diferentes, e não repetitivos... bem irônico. E aí entra o Belchior... não, me recuso a citar Belchior aqui!!
Mas a verdade é que, seja por falta de criatividade, ou fuga, ou vontade de surpreeder os outros ou a nós mesmos, acabamos ficando parecidos com os nossos pais mesmo não querendo. E olha que nem quero me aprofundar em traumas de infância e afins, me limito aqui aos gostos materiais. Será os portamos assim para de certa forma mostrar que os aceitamos mesmo assim? Ou será que queremos saber como foi viver outras épocas?
Dei esta volta toda pra falar como as "velharias" nos afetam. Dias atrás fui ao Mercado Mundo Mix, na Fundição Progresso. Foram-se os dias em que a banda mais conhecida que tocava era o Daft Punk, e o resto era só udigrudi. Agora, ouvimos musiquinhas tranqüilas ("lounge"?), MPB (Elzão Soares e Jorge Ben em épocas old school), mambos-anos-60. Adorei.
Quando fui pra Minas, comprei roupas que certamente mamãe usou tempos atrás: saias românticas, bolsa de flores, um chapéu que me lembra a era de ouro dos Cardigans, um sobretudo verde-água que mais parece um doce. O que está acontecendo comigo??
Pra terminar, estou a semana inteira ouvindo músicas "véias": lutei para baixar a clássica "Sing, sing, sing" de Benny Goodman e sua orquestra, e roubei os CDs de Henry Mancini e Herb Albert & The Tijuana Brass de meu pai para ouvir no quarto.
Caso alguém aí tenha um ataque de falsa nostalgia e resolva sacudir o esqueleto com clássicos dos anos 40-50-60 com músicas felizes e contagiantes, recomendo, além da citada "Sing, sing, sing": "Mambo n°5" (a versão original, não é a do Lou "Brega") e "Patricia" de Perez Prado; "Spanish Flea", "Afrikaan Beat" e "Whipped Cream", de Herb Albert & the Tijuana Brass. Pode também arriscar uns passinhos com discos mais antigos de Ray Conniff (antes de ele usar aquela peruca horrorosa), e também partir pro Jazz tradicional propriamente dito, por quê não? Gotta Dance!!

Porém, nem tudo são flores. No quesito "Bobagem da Semana" coloco aqui a música "Rock your Body" do Justin Timberlake!! Pois é, era só o que me faltava, gostar de música do Justin Timberlake!!! Mas é porque é uma disco gaiata com voz fininha (é falsete ou a voz dele é fina mesmo?) e guitarra melancólica. O que não quer dizer que agora me tornarei uma tiete sem-vergonha daquele magrelo feioso e com cara de que não toma banho. Ainda fico com o Neil Gaiman, o Homem Fofo da Semana (e com um sotaque ma-ra-vi-lho-so!!).
Me empolguei, pra espantar o Timberlake, vou colocar uma foto do Neil aqui.



Ele não parece um integrante do Interpol?? Nossa, como tô viajando hoje...
Falando neles, o que foi Joey e Rachel se beijando ao som de Interpol no último episódio de Friends??...

terça-feira, julho 29, 2003

UMA BREVE HISTÓRIA DAS HQs

Tá rolando no The History Channel um documentário de 1h40m sobre Super-Heróis de quadrinhos, chamado "Comic Book Superheroes Unmasked", e que é bem bacana. Digo, pra quem saca pouco de quadrinhos, mas mesmo assim adora lê-los (no caso, eu), trata-se de um prato cheio: tem depoimentos de "figuraças gibitescas" como Stan Lee (sempre gente boa), Will Eisner (fiquei emocionada ao ver o rosto dele!), Frank Miller, Kevin Smith e Neil Gaiman (*ai, ai*... muitos suspiros a ele, pq ele merece - em tempo: uma das resoluções de Ano Novo que eu tinha planejado era finalmente comprar uma Graphic Novel do Sandman pra mim, pq a única coisa que sei sobre ele é que o Neil Gaiman é MUITO FOFO!!!).
Além do rostinho bonitinho de Gaiman, a série faz uma retrospectiva na História (com "H" maiúsculo) das HQs e de seus heróis, desde o famoso primeiro gibi de 10 centavos do Superman (então Action Comics), até a crise atual, onde editoras estão quase quebrando devido à internet, aos jogos etc.
Não é mostrada uma evolução tecnológica (tipo, da velha tinta no papel à impressão computadorizada que estourou com a chegada da Image), nem maiores investigações sobre os traços dos artistas, mas mostra como os heróis, que surgiram como verdadeiros "rebeldes", foram moldados e redefinidos com o passar do tempo, de acordo com os acontecimentos históricos da época em questão, dos anos 30 aos 90. E como HQs, que antes eram consideradas sub-produtos (chique mesmo era ter uma tira num jornal, não um gibi), e uma mídia exclusivamente infantil, tornaram-se, com o passar do tempo, um tipo de mídia essencialmente adulto (aliás, os preços dos gibis que o digam!! que inflação é essa? ).
Quando chegou a parte sobre os anos 80, com ênfase em Watchmen e Cavaleiro das Trevas, confesso que fiquei emocionada. Dá vontade de chorar.

Este documentário está à venda no site do canal, mas só para o Canadá e Isteites. Mas dá pra ver um resumo deste nesse link aqui.

P.S.: Aliás, o próprio site do History Channel é bem interessante, inclusive tem aquele negócio para vc descobrir que fatos históricos importantes ocorreram no dia em que vc nasceu. Por exemplo, entre guerras e outros eventos mais importantes, descobri que no dia em que eu fazia 10 anos de idade, o seriado Seinfeld foi ao ar pela primeira vez. OOOOOOhhhhhhhhhhhhhhh...

FIM DE FÉRIAS

CIDADE: Tiradentes - MG
LOJA: Ave Maria (Visual "Amélie Poulain"+ Baz Lurhmann, a cara da cidade)
COMIDA: MUITA!
BEBIDA: Alguma, sem exageros...
TRILHA SONORA: Um cara sentado na calçada tocando chorinho no violão
CONCLUSÃO: É uma cidade muito fofa...

segunda-feira, julho 21, 2003

Minhas Férias Continued

O que seriam as férias senão uma oportunidade gigante de se gastar o dinheiro que você não tem? Principalmente se você vê promoções estranhas com preços irresistíveis de coisas que você TEM que ter.
Outro dia fomos à FNAC. Comprei o DVD duplo da Amélie Poulain com preço de DVD simples, mas isso não é exatamente uma economia. Porém, consegui o último CD do Cornelius por R$ 4,50 (isso mesmo, quatro reais e cinquenta centavos); e mais um clássico (juntamente com, adivinha?, Evil Dead) - atenção, porque a emoção é muita:

Um Lobisomem Americano em Londres, em DVD, por R$14,90!!! A vida não é ótima?

Segundo o IMDB, esta pérola de John Landis encontra-se dentro dos gêneros terror, comédia, e romance, entre tantos outros. E é verdade. Cliente assíduo das sessões trash da era de ouro do SBesTeira e afins, o filme de 1981 marcou época com seu humor e horror, além de efeitos especiais incríveis.
O DVD é MUITO legal. Cheio de gracinhas, entrevistas, making of e explicações sobre os efeitos especiais. Só me falta ver o filme com os comentários do elenco, que parecem ser engraçadíssimos. E tudo isso legendado!!!



Cena inesquecível: David Naughton (por onde ele anda?) conversa com seu falecido amigo Griffin Dunne (em marionete, claro).

Mais impressionante é que, mesmo após várias explicações sobre como o "Lobisomem" foi criado, como foi a maquiagem e tal, a cena da primeira transformação continua terrível de se ver e ouvir, ossos quebrando e gritos de dor. Difícil ver filmes cujo efeitos não tenham ficado datados com o passar do tempo...

Falando no Griffin Dunne, lembro que quando era pequena (lá pra 1987, 88...) eu achava ele super fofinho, por causa daquele filme da Madonna, Who's That Girl?, em que ele é um advogado super nerd que está pra casar, mas que no final do filme fica com a Material Girl, claro. Ai, eu e meu caso de amor com os nerds, desde sempre...


"MINHAS FÉRIAS"

Além de babar em cima do meu novo filhote, digo, computador (tinha que batizá-lo, né?):
Tenho (re)lido Agatha Christie ("O Inimigo Secreto", que é MUITO bom) - coisa que não faço desde os 14 anos de idade;
Visto alguns filmes com meu lóvi (*suspiros*): Procurando Nemo (sou mais uma que diz que a Pixar não consegue fazer filme ruim), Panteras Detonando (divertido, mas o que é o Crispin Glover bonzinho??), Por um Fio (Colin Farrell- que faz niver junto comigo- é MUITO fofo, seja tirando onda de gostoso ou chorando ao pedir o perdão da amada. AAAAAAAhhhhhh....), Swingers (que não é um filme sobre troca de casais, mas de pessoas que vão à bares para... dançar ao som de Big Bands - de Doug Liman, muito legal), e Hulk (melhor do que esperava, e o Eric Bana tem a cara engraçada).
Aliás, sobre o filme do Hulk tem um caso engraçadinho. Quando soubemos que o filme seria dirigido pelo Ang Lee (que fez dois filmes que gosto muito, "Tempestade de Gelo" e o "Banquete de Casamento"), eu e meu boyfriend fizemos piadas relacionadas à sensibilidade de Lee num filme do Hulk. Tipo, seria um drama existencial seríssimo, Bruce Banner em conflito com suas duas "metades" e tal. Uma das cenas seria ele sentando (como o verdão, claro) numa pedra, que se desmancharia aos poucos. Arrancaria uma singela flor num canto na floresta, pensaria em Betty enquanto contemplava a flor e então choraria ao perceber que... ah, sei lá. Não é que tiveram umas cenas meio assim no filme? Mas, como Lee não é bobo e não é um diretor sem noção como euzinha aqui, claro que ficou muito legal. E a "edição" em forma de gibi ficou muito espertinha mesmo.


Back to Basics

Soem as trombetas!!! Soltem os Cachorros!!! Voltei ao mundo interneteiro!! E de computador novo!!! :O))))))
Não que tenha ficado com saudades, desta vez confesso que não estava mesmo. Mas, como também não pretendo me desfazer deste porque acho seu nome muito bonitinho (e não tenho outro lugar onde utilizá-lo), então continuo aqui.

Estou de férias. Ou seja, estou meio rabugenta e preguiçosa, porque é assim que fico nas férias. Sem muito o que fazer, fico com menos vontade ainda de fazer o pouco que resta. Antes, me considerava um Garfield, porque só queria saber de comer. Hoje, me considero o Homer Simpson de saias, porque agora não basta apenas comer; beber é fundamental. D'Oh!!

Mas, minh'alma fora salva (um pouco, ao menos) nestas férias. Entrei na academia!!!! Eu, a última das preguiçosas, ao menos agora tem uma atividade que traz algo de útil à saúde. Na verdade, comecei a frequentar a academia no segundo dia deste mês, quando publiquei meu último post. Na primeira semana era um horror, mesmo porque nunca tinha ido à uma academia a vida, e isto estava estampado na cara: nem tinha roupa para usar, ia de moletom que uso de pijama em casa.

Agora que alguns dias se passaram, posso dizer que é bem legal. Quer dizer, ainda não emagreci horrores como queria, mas já tem alguns músculos que nem sabia que existiam aprendendo a se mover, assim como já passei pelo meu primeiro desmaio em pleno exercício para culotes. Acho que agora a tendência é só melhorar!! Inclusive, já comprei roupinhas para a malhação (nada daquelas roupas justas que te deixam parecendo uma salsicha não!), e uma camisa do... Homer Simpson! D'Oh!

terça-feira, julho 01, 2003

Quem eu gostaria de MATAR

Depois que meu boyfreind assumiu publicamente num xou do CI que seu sonho era matar a Wanessa Camargo (o que é de fato uma boa idéia), resolvi pensar em algum desafeto meu: logo eu, tão pacífica...
Pensei logo no Jorge Vercilo e na Avril Lavigne, mas eles apenas modinhas passageiras, e logo eles serão esquecidos (ou seja, pior de que mortos). Então me lembrei de 2 pessoas (ou pode ser 2 grupos, pq não sei do que se trata) não identificadas, que merecem o prêmio, por terem iniciado um hábito medonho e que, mesmo depois de zilhões de anos, a gente ainda vê por aí. Em xous de exposições agropecuárias então, nem se fala. Mas também, quem manda eu me infurnar em xous em lugares esdrúxulos (de bandas idem?)? Pois é, o trash me atrai mesmo.

MORTO # 1: quem (ou o grupo de pessoas) que inseriu a precisosa "É a porra do Brasil!!" no refrão de "Que País é Esse?"

MORTO # 2: quem (ou o grupo de pessoas) que inseriu a sutil "Maconha!" no refrão de "É Proibido Fumar".

This page is powered by Blogger. Isn't yours?