<$BlogRSDUrl$>

domingo, julho 25, 2004

ESTOU DE FÉRIAS!!!!!
 
(Ou seja, os causos agora só pra semana, senão só no mês que vem...)
 
(... mas que o blogger deu um "improve" nesse tempo em que estive fora, ah isso deu!)


quarta-feira, julho 14, 2004

HANSON, MANSON, MOONSUN, MONSOON, MUSSUM

Num certo dia de 1994, se não me engano, estava no carro com minha mãe e o rádio estava ligado. Começou a tocar "Live Forever", e era a primeira vez que eu tinha ouvido aquela música na íntegra. Adorei a música, tinha aquela coisa insolente mas ao mesmo tempo emocionante - estas coisas que só o roque faz. Quando chegamos em casa, corri para o telefone para ligar para a rádio e perguntar quem cantava aquela maraviha: era o Oasis. Não entendi o inglês da locutora (aliás, naquele ano eu tinha acabado de reingressar ao curso de inglês, depois de tê-lo abandonado por um tempo), e perguntei como se escrevia - "Oásis".
Pois sim! Então tinha acabado de ouvir o primeiro hit dos tais "rivais do Blur". Dias depois vi o CD numa lojinha e comprei na hora, e descobri que, apesar de eles se compararem aos Beatles enquanto comparavam Damon e cia aos Monkees, o Oasis era uma banda legal! "Definitely Maybe", o primeiro CD deles, marcou época para mim (junto com mais 4 CDs do tal "Britpop" que, cedo ao tarde, serão mencionados aqui no blog, é inevitável) - foi trilha de alguns sábados à noite sozinha em casa pensando na vida, só porque eu tinha horror às minhas colegas do colégio, que achavam que frequentar o Picadilly (uma "boate" playboy daqui, não confundir com o Picadilly Circus, pelamordedeus!) era a coisa mais importante do mundo - isso dentre outros conflitos adolescentes... :oP
Uma pena que os tão "poderosos e malvados" Oasis tenham se limitado a fazer 2 CDs muito bons (o début e seu sucessor "What's the Story...") para depois só requentar o feijão-com-arroz que fizeram tão bem nestes dois. E, mesmo sem ouvi-lo há teeeempos, reconheço que o Oasis tem boas canções, sendo "Live Forever" uma das melhores. Inclusive, na versão teatral de "Alta Fidelidade", (baseada na bíblia de Nick Hornby) a peça terminou ao som dessa música (e com "Head On", do Jesus & Mary Chain), o que me emocionou bastante.

Mas quem já me conhece já sabe que dei essa volta toda para falar de outra banda que nada tem a ver com a história.

Outro dia tava com o Patrão no carro, e resolvemos ouvir rádio para variar o setlist. Começou a tocar uma música que eu adorava, e que eu tinha ouvido apenas algumas vezes no rádio (e uma vez na série "As If"), e que não fazia idéia de quem poderia estar tocando. Ironicamente, todas as vezes que eu a ouvi no rádio o nome da banda nunca era revelado (ou eu que não pegava, que seja). Quando eu já estava me preparando para ouvir a música pela última vez (até ter a sorte de ouvi-la no rádio novamente) ou quem sabe tentar pegar o nome da banda, o Patrão me lembrou que não estamos mais há 10 anos atrás e que se existe
algo chamado telefone celular.
Liguei para a rádio, mais uma vez - era a mesma rádio local que me deu o nome do Oasis, há-há-há. Um moço muito simpático me atendeu e finalmente acabou com esta incógnita na minha cabeça, que perdurava há anos insolúvel: quem estava tocando era uma banda chamada Mansun, a música era "Wide Open Space".

O cara falou o nome da banda como se lê em português, enquanto imagino que em inglês a pronúncia seja mais parecida com "Manson", o que pode confundir bastante. Assim, nem preciso dizer que lutei para encontrar a música para baixar - só encontrava "Monsoon",
do Robbie Williams! Até que tive o "click" e procurei com a grafia correta, e encontrei! Ainda assim, martelava em minha cabeça: "não é possível que eu não conheça essa banda, esse nome não me é estranho... mas de onde é que poderia conhecê-la??..."
De consolo, descobri que tinha uma música deles com o 808 State, na trilha sonora (legal) do filme (ruim) do "Spawn","Skin Up Pin Up", que foi hit entre os nerds daqui que tinham a trilha do filme.

De qualquer forma, adorei a banda, viciei. Todas as músicas que baixei até agora são muito boas, extremamente pop mas ao mesmo tempo com alguma coisa estranha, algum detalhe diferente. Além dos tão queridos vocais emocionados, sintetizadores estranhos e letras e nomes legais de músicas ("Stripper Vicar", "I Can Only Dissapoint U ('cause I Always let you Down)", "Anti Everything"). Tão boas que a então minha favorita, Wide Open Space, já foi rebaixada do Top 5.

Já li em algum canto que a banda até já acabou. De certa forma, sinto certo conforto com isso, é menos uma melhor-banda-dos-úlltimos-tempos, que não lançará mais CDs para eu ficar com vontade de comprar! :oP
Mas a tentação ainda é grande, de ir na amazon, sei lá, e gastar fortunas comprando toda a discografia deles (que não tem nada lançado aqui) -para apagar o fogo consumista, vou baixando o máximo possível, e veremos no que dá...

Gosto muito de conhecer bandas legais de formas diferentes da tradicional - no meu caso, o tradicional é conhecer as coisas através de revistas e jornais, e um pouco pela net e por amigos. MTV, tô fora - não tenho paciência para ver um monte de clips esperando aparecer algo bom... E quando se é apresentado a uma banda que consegue algo mais que uma música muito boa, é uma satisfação sem igual. É pensar "nossa, que bom que conheci esses caras...".
Ah, essas coisas que só o roque faz... :o)

P.S.: Próximo capítulo, a incrível história de como eu conheci o Muse... :o)

terça-feira, julho 13, 2004

SABE QUANDO?...

... Você tem um monte de idéia legal para escrever, várias coisas bacanas, mas quando senta para escrever não se lembra de mais nada ou simplesmente fica com preguiça de escrever???

Pois estou assim, agora.


quinta-feira, julho 08, 2004

ANTES TARDE DO QUE NUNCA...("tanto bate até que fura!!")
ou "Pobre Pedro Prado!"

Esse pessoal do cinema grigo é fogo na roupa. Depois que o título de "X-Men 2" foi reduzido para "X2", imaginei que ninguém mais conseguiria repetir a façanha, quiçá reduzir ainda mais o título de um filme! Até que eu vi o teaser de "Homem-Aranha 2", onde apenas aparecia o número "2", com umas teias de aranha no fundo. Era só isso, e já dizia tudo. Eles não perdem tempo mesmo!! :oP

Antes de eu dizer qualquer coisa, e uma vez que isto aqui trata-se de um blog (ou seja, seria para falar sobre euzinha aqui antes de mais nada), tenho que situar os leitores para que saibam qual é a desse post aqui.
Até os 13, 14 anos de idade, gibi para mim era Mauricio de Souza e as graphic novels e Moebius do meu pai que lia escondida. E na TV, heróis eram os Superamigos, Clark Kent e o Adam West - DC, no geral. Foi quando, então, a Marvel chegou à TV aberta com o desenho que formou toda uma nova geração de fãs: o toon dos X-Men. Eu e meu saudoso irmão viramos fãs, e ele não hesitou em revirar tudo quanto era sebo da cidade e do estado e em busca de todos os gibis mutantes que tinham sido publicados até então. Eu, claro, fui na rebarba e lia tudo o que aparecia pela frente - se bem que ainda mantinha a preferência
pelas "novels" aos formatinhos...
Ainda assim não era o bastante. Chegou a TV por satélite aqui em casa, e então fui apresentada ao mais pop herói "solo" criado por Stan Lee: era o desenho d'O Homem-Aranha que passava na Fox (nem tinha "Fox Kids" ainda). Me apaixonei de vez. Ele não tinha a seriedade dos alunos de Xavier - as famosas piadinhas que fazia enquanto detonava os inimigos me pegou, ao mesmo tempo em que tinha toda a pinta de 'loser'. E pra terminar, convenhamos, ele até que era bem gatinho para um desenho animado. E gatinho-nerd! :oP
Meu irmão, que já estava atrás de tudo quanto era lançamento Marvel, acabou comprando vários títulos do Aranha pelas histórias que se entrelaçavam e tal, e continuei lendo tudo. O apogeu dessa época se deu quando vários grupinhos de leitores da cidade acabaram transformando-se num grande e único grupo. Isso eu tinha 16 anos e tinha (e adorava) o apelido de Mary Jane Watson - principalmente porque MJ é uma ruiva bonitona, e a única coisa que eu tinha em comum com ela era o cabelo vermelho... :oP - apesar de ao mesmo tempo namorar um certo vigilante de Gothan City... Me dei bem, né? :o))

Então, fui uma fã "retardatária", que não pegou a "fase clássica": peguei o Venon, o Carnificina, os games... mas nem por isso gosto menos do Peter ou mereço menos respeito! :oP Assim, vamos aos filmes.

Vi o primeiro filme do Aranha umas 7 vezes - e devo ver mais ainda, já que só agora comprei o DVD do filme, versão tripla, claro. Não por ele ser uma obra-prima cinematográfica ou coisa do gênero - ele é infantil até, o Duende Verde que mais parece vilão dos Power Rangers que o diga - mas é honesto, bem feito, e passa o tempo que é uma beleza (tanto que a maioria de vezes que o vi foi enquanto zapeava e não tinha nada melhor na TV). Enfim, ele é bem no clima heartwarming: é agradável,
descompromissado, mas feito do fundo do coração por pessoas que gostam de gibi - mesmo que por trás do filme tenha uma campanha de marketing absurda feita pra acabar com a mesada das criancinhas... e o salário de alguns adultos.

E finalmente sai o segundo da série. E, sim, ele é muito bom. Melhor que o primeiro, sem dúvida! Como sempre, não gosto de contar detalhes do filme aqui, então vou me conter.
Mas, se no primeiro era necessário apresentar personagens e fazer as cerimônias de praxe, aqui há mais liberdade, muito mais humor - mas não "patetices"; efeitos especiais cada vez melhores, que vemos que estão lá, mas não chegam a poluir a vista (como por exemplo, hum, em "Matrix Reloaded"); um vilão/perturbado/corrompido bacana (destaque para a franjinha desordenada que Doc Ock adota quando fica malvadão, no lugar daquele cabelo cuia horrível do gibi); e um Peter Parker que continua com cara de pastel mas nem por isso deixa de ser charmoso - feito sobre medida para a MJ de Kirsten Dunst, que também tem cara de pastel e que mesmo assim é linda!
Como se não bastasse, tem algumas cenas já memoráveis (para mim, claro), especialmente a da sala de cirurgia, em que Sam Raimi faz clara ref(v)erência aos seus Evil Dead numa seqüência de dar vontade de chorar - quando o barulho da serra elétrica corta o silêncio, então... nem falo mais nada! E, se a cena dá saudades do velho Ash, eis que ele aparece numa pontinha (assim como foi no primeiro filme), aqui como de fato o único homem que surge no caminho de Peter e que o impede de fazer algo. Tem ainda a participação de Hal Sparks (o Michael Novotny, ironicamente um fã de gibis, em "Queer as Folk") na engraçadinha cena do elevador; Tia May numa cena de ação que eu bati palmas no cinema; e J.K. Simmons, cada vez melhor como J. Jonah Jameson. Ah, e nerd que é nerd tem que encontrar o Stan Lee no filme, não pode deixar passar... :oP

O final me deixou meio clima-de-filme-do-Batman (por motivos que não vou revelar, hehehe), mas ao ver de novo nem esquentei mais a cabeça com isso. O filme é bom, engraçado, tristinho - por enquanto, só perde em "barra-pesadice" para "X-Men 2", mas ainda estou pensando a respeito -, feito com emoção. Será que nesse eu bato o recorde de vezes assistidas?...
E que venha o terceiro!! ;o)



sábado, julho 03, 2004

E VOCÊ, JÁ VIU "HOMEM-ARANHA 2"??



Maiores comentários só semana que vem, quando eu já o terei visto mais de uma vez... :oP

Mas, claro que tenho que colocar aqui antes de mais nada a foto do meu amiguinho
Sam Raimi (diretor do filme): qualquer diretor de cinema que sai pra trabalhar nesses trajes sempre terá toda a minha admiração!... Isso sem falar em sua cara engraçada... mais parece uma personagem a ser criada. Eu quero um action figure do Sam Raimi, pra brincar de diretor de cinema!!!! :o))



TOBEY MAGUIRE E SAM RAIMI, em um set qualquer: Peter Parker e o discípulo de Hitchcock, style que só ele...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?